Menu

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Mangá X Comic (us)

        Isso não vem de agora, essa batalha já é travada há muito tempo, junto de todo movimento que surge vem uma concorrência e essa agrada a um publico e  desagrada a outro. O mangá é um estilo de quadrinho originado no japão enquanto o comic provém dos EUA, os dois estilos possuem influências parecidas e ambos influenciam um ao outro, portanto, não faz o menor sentido que exista esse tipo de briga entre esses 2 pois se não fosse o comic nem mesmo existiria o mangá e se não fosse pelo mangá o comic não seria  o que é hoje. Essa é uma briga que por si só não deveria existir pois quadrinho é quadrinho independente do local feito ou mesmo do estilo de arte utilizada.
 Mas de toda a forma observem essas diferenças e escolham o lado de vocês nessa guerra.
Comic:
1 - Heróis vs vilões: Quando pensamos em quadrinhos americanos ou comic, rapidamente nos lembramos dos heróis da Marvel e da DC , como Batman, Superman, Hulk, Wolverine etc. E o que eles tem em comum? Isso mesmo, são todos heróis que lutam pra salvar o mundo, são símbolos que nos fazem sonhar, independente da história eles serão sempre admirados.
2 - Publicação: Tanto a Marvel, DC e as outras editoras possuem seus próprios personagens e esses  são usados em vários arcos e historias diferentes, interagindo com outros personagens da mesma editora sendo escritos  e desenhados por autores diversos.
3 - Produção: Esse é um ponto importante na produção de um quadrinho os critérios são bem rígidos na questão de que cada parte do trabalho deve ser feito por uma pessoa em potencial. O roteiro é feito por um roteirista escolhido pelo editor chefe  que é quem da o "ok" final a equipe, depois são escolhidos os ilustradores (ou o ilustrador) que ficam com toda a parte artística da HQ, o desenho a lápis, a arte final e a coloração, após isso outra pessoa ficará a par de inserir as falas e os balões.
4 - O traço: O principal ponto que desagrada aos fãs de ambos os lados são  os traços, o comic possui personagens desenhados realisticamente e com traços grosseiros mas bem organizados, linhas de expressões e uso de preto são uma das principais características desse estilo, o que pessoalmente me agrada bastante.


Mangá:
1 -Historia: Ao contrário do comic no mangá os personagens são desenvolvidos de forma  humanizada, você tem por exemplo o Goku que é um dos maiores ícones do mangá, esse personagem não é formalmente um herói, embora ele ajude as pessoas ele também possui uma certa arrogância e objetivos próprios como querer ser o mais e com esse intuito sempre querendo lutar com inimigos mais poderosos não se importando com as consequências que isso possa trazer. Porém tudo isso é escondido em sua personalidade altamente infantil e ingênua o que torna ele um dos personagens mais carismáticos da ficção.
2 - Produção: Atualmente vários mangakás tem optado por trabalhar em duplas pra criação de seus projetos, algo que não era muito bem visto antigamente. Um exemplo disso é o grupo Clamp, composto apenas por mulheres, elas desenvolveram mangás de sucesso no mundo todo e se tornaram um nome importante no mundo do mangá, porém,  normalmente um mangá e feito primeiramente por uma única pessoa que apresenta um projeto a um editor que o auxilia na produção de seu exemplar, exemplos claros disso são: Akira Toryiama, Eichiro Oda, Masashi Kishimoto etc, que são alguns dos mais famosos artistas japoneses.
3 - Traço: Novamente batemos nessa tecla, o traço, esse detalhe é tão importante quanto um bom roteiro, pois um traço pra ser bem visto deve ser capaz de captar todo sentimento existente naquele roteiro. O mangá possui traços limpos e expressões pouco marcadas, no mangá  as expressões são feitas basicamente no uso da posição da sobrancelha e forma da boca do personagem enquanto no comic cada ponto do rosto pode te dizer algo sobre o que aquele personagem sente.
4 - Publicação: A forma de publicação de um mangá é feita de forma exclusiva, você dificilmente verá o Naruto participando de uma história no mesmo cenário de One Piece ou Dragon Ball, isso por que cada personagem possui seu próprio mundo e pra junta los teria que ignorar totalmente o cenário e o ambiente de cada personagem, tornando os personagens de um ambiente aleatório um exemplo disso e o jogo DON que colocou os 3 pilares da Jump juntos em um mesmo  ambiente.
5 - Distribuição: O mangá feito no japão  é publicado em uma editora ou revista juntamente com outras obras o que cria uma eterna competição, pois imagine escolher entre Gintama, Nisekoi e Bleach? É é isso que os japoneses querem, as pessoas podem votar naquele que elas mais gostaram e isso ajuda muito a editora pois com isso elas podem descartar aquilo o que tem atrapalhado a produção.


Bem pessoal,  depois de toda essa analise vocês já devem ter uma ideia de que lado querem ficar, mas apenas pra encerrar: O crescimento do seu predileto depende do outro, se os quadrinhos americanos se tornam cada vez mais conhecidos mundialmente os mangás vem superando  a marca japonesa e indo mundo a fora, hoje por exemplo você tem uma categoria no netflix  que é o serviço de streaming que atualmente tem se tornado um sucesso aqui no Brasil. Isso é uma vitoria pra todos os fãs de animes, quem sabe em breve não teremos séries baseadas em animes no site?!.
Comentem o que acharam do artigo, se concordam ou não e qual a preferência de vocês.



                                                         
kido-sama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Blogger Templates